“O mistério da vida não é um problema para ser resolvido, mas uma realidade para ser vivenciada”

Gerardus van der Leeuw

Biografia

O meu primeiro contacto concreto com o acompanhamento psicológico deu-se em 1999, dois anos antes de concluir a minha licenciatura, onde trabalhei em regime de voluntariado na Associação Portuguesa de Apoio à Vítima em Cascais, oferecendo apoio psicológico a vítimas e familiares de violência doméstica.

Realizei depois o meu estágio académico no Hospital de Santa Cruz em Carnaxide na Unidade de Transplantação Renal sob a Direção do Dr. Domingos Machado, onde fui ganhando consciência de como o estado de saúde e as alterações da funcionalidade do corpo podem causar experiências de grande vulnerabilidade humana, com impacto significativo na integridade do Ser e na sua noção de Self. Neste estágio foi também fundamental o reconhecimento de como a esperança num tratamento, o compromisso pessoal, a regulação emocional e de expectativas, o suporte social e os sinais de melhoria dessas condições de saúde, oferecem alicerces firmes para uma boa recuperação e qualidade de vida.

Em 2003 comecei a trabalhar em clínica privada e sensivelmente no mesmo ano participei no projeto de investigação “Humanização dos Cuidados Paliativos”, realizado no IPO e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian sob a direção do Dr. Silvério Marques.

Nessa altura e dado o meu interesse pelos temas da espiritualidade e o seu papel na resiliência humana perante a existência e a finitude, iniciei o meu treino e formação dentro da linha da Psicoterapia Transpessoal, num curso criado de uma parceria entre o Instituto de Formação Avançada da Faculdade de Medicina de Lisboa (FML) e a Associação Luso-Brasileira de Transpessoal (ALUBRAT), associação esta da qual ainda hoje faço parte da Direção.

Na minha prática clínica fui com o tempo apercebendo-me de que nem todas as pessoas que me procuravam estavam interessadas nas temáticas de desenvolvimento espiritual ou na prática de estados modificados de consciência, apesar da sua importância. Muitas delas queriam sim viver melhor no seu quotidiano, nas suas relações, escolhas e facticidades da vida e, em consequência disso, inscrevi-me em 2006 no Mestrado do Instituto Superior de Psicologia aplicada (ISPA) em “Relação de Ajuda: perspetivas da psicoterapia existencial”.

Dois anos depois iniciei a minha formação no primeiro curso em Portugal sobre Psicoterapia Existencial realizado na Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial (SPPE) e em paralelo fui convidado para a docência de algumas unidades curriculares no curso de Gerontologia Social na Escola Superior João de Deus, onde me mantive até ao ano de 2013. Atualmente sou membro, formador e supervisor na SPPE.

Ao longo do percurso na SPPE cruzei-me com a abordagem experiencial do Focusing ou Focalização Experiencial, uma abordagem que ensina as pessoas a olharem para os seus corpos para além da sua componente fisiológica ou mecânica, considerando-os como uma membrana sensível que está em constante interação com o meio envolvente e que, a partir de uma capacidade de atenção particular, pode tornar-se num autêntico “GPS interno” relativo às nossas necessidades, decisões de vida ou resolução de problemas.

Apaixonei-me, formei-me e certifiquei-me como psicoterapeuta e formador nesta linha, tendo sido nomeado no ano de 2018 como Coordenador de Focusing em Portugal. A partir desta nomeação, é possível agora formar e certificar pessoas no nosso país de forma a que esta prática natural e sustentável possa ser difundida nas mais diversas áreas de atividade e convivência humana.

Nesse mesmo ano formei-me em EMDR de Nível 1, um instrumento terapêutico que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) pelo sua eficiência e rapidez no tratamento do trauma e de uma grande variedade de problemas psicoemocionais e comportamentais.

Coordeno cursos de formação na área do Focusing, Psicologia, Psicoterapia e Espiritualidade, sou autor do livro “Hologramas da Consciência – a espiritualidade, a psicologia e o transpessoal” e de alguns artigos científicos na área da psicoterapia, quer de autoria própria, quer em coautoria.

Continuo a sair das minhas zonas de conforto no sentido de evoluir profissionalmente, de abrir perspetivas e melhorar sempre a minha qualidade presencial. Ao facilitar o meu próprio desenvolvimento pessoal, existencial e espiritual estou em consequência disso, a criar melhores condições para facilitar o desenvolvimento do outro que procura os meus serviços e me deposita a sua confiança.

Abraço o conhecimento científico e a sua importância para a legitimidade e eficiência das boas práticas psicoterapêuticas, contudo deixo sempre a porta aberta para considerar também aquilo que é ainda desconhecido e que no fundo pode dar lugar a novas expressões de vida, de inovação, criatividade, espontaneidade ou sanação. Ambas se completam e é necessário manter a ponte que as liga.

Vivo na Parede, perto do mar que tanto adoro.

  • Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), com cédula nº 10069
  • Membro Associado da SPPE com o nº 25
  • Membro da Associação EMDR Portugal com o nº248
  • Título de Especialidade Geral em Psicologia clínica e da saúde, atribuído pela OPP
  • Título de Especialidade Avançada em Psicoterapia, atribuído pela OPP
  • Mestre em Relação de Ajuda, atribuído em simultâneo pelo ISPA e pelo Regent´s School of Psychotherapy and Counseling de Londres
  • Título de Psicoterapeuta Existencial, atribuído pela SPPE
  • Título de Psicoterapeuta Orientado pelo Focusing, atribuído em simultâneo pela SPPE e pelo TIFI
  • Título de Certified Focusing Professional, atribuído pelo TIFI
  • Título de Focusing Coordinator, atribuído pelo TIFI
  • Terapeuta de EMDR Nível 1 pela GO4
  • Título de Psicoterapeuta de TRV-c, atribuído pela FML e pela ALUBRAT

Marque a sua consulta

Marque a sua consulta presencial ou online, esclareça dúvidas ou deixe-nos a sua mensagem.

© João da Fonseca - Psicólogo | Psicoterapeuta | Focusing Coordinator

webdesign by: criativo.net