Focusing

“A sensação que tens do teu corpo físico é parte de um sistema gigante de lugares próximos e longínquos, de tempos presentes e ausentes, de ti mesmo e de outras pessoas – na realidade, do universo em si. Esta sensação de estares fisicamente vivo dentro de um vasto sistema, é o teu corpo sentido por dentro”

Eugene Gendlin | Fundador do Focusing

Este serviço é destinado a pessoas que não queiram fazer um processo aprofundado de psicoterapia mas que estejam interessadas em adquirir competências para as auxiliar na promoção e no desenvolvimento do seu bem-estar pessoal.

O Focusing ou Focalização Experiencial, é um processo de crescimento pessoal, terapêutico e integral que foi nomeado e desenvolvido por Eugene Gendlin da Universidade de Chicago, no final dos anos 70. Estima-se que atualmente mais de 1 milhão de pessoas pratique este processo em todo o mundo sendo que o mesmo se sustenta fundamentalmente no acesso à sabedoria implícita do corpo e por meio de uma atitude presencial gentil, recetiva e de não-julgamento perante a conexão de cada pessoa ao seu “Felt Sense”, ou seja, a um aglomerado de vivências experienciais que continuamente pulsa na nossa corporalidade e que pode ser diretamente sentido e acedido, mas que se encontra à partida ainda num estado pré-verbal.

De acordo com Gendlin, nós pensamos mais do que aquilo que conseguimos colocar em palavras, sentimos mais do que aquilo que conseguimos pensar e, por fim, vivemos mais do que aquilo que conseguimos sentir. Deste modo, o corpo é entendido como algo mais do que uma simples estrutura fisiológica, sendo uma membrana sensível, sensitiva e sábia, entrelaçada numa constante e complexa inter-relação com o ambiente à sua volta e com os fenómenos que continuamente se apresentam à consciência de cada um. Quando este Felt Sense se abre, as pessoas descobrem que na interioridade do ser humano existem possibilidades emergentes inovadoras, ricas, intrincadas e com uma organização muito fina.

Como método, o Focusing caracteriza-se por ser um meio natural de autorregulação e de fácil aprendizagem que pode ser praticado individualmente à semelhança de outros métodos de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, mas que atinge todo o seu esplendor e sustentabilidade ao ser realizado com outras pessoas naquilo que é conhecido como as Parcerias de Focusing, alcançando assim um impacto mais comunitário do que somente individual.

Dado que todos nós possuímos a capacidade para aceder e viver a partir deste Felt Sense, o Focusing acaba por conter em si mesmo o potencial para se tornar num agente para a paz e a harmonia no mundo, libertando também as pessoas de manipulações e autoridades externas, papéis culturais, ideologias e das opressões internas que daí resultam.

Por norma duas sessões de Focusing são suficientes para as pessoas se familiarizarem com os passos básicos deste método e iniciarem a sua prática de forma sustentável. Ela pode ser desenvolvida individualmente, mas é altamente potenciada se for realizada em parceria com uma outra pessoa, daí que se aconselha as pessoas a trazerem alguém que possa ser candidato a parceiro ou então participarem numa oficina de introdução onde podem conhecer outras pessoas com quem desenvolver parcerias.

© João da Fonseca - Psicólogo | Psicoterapeuta | Focusing Trainer

webdesign by: criativo.net