EMDR
“O passado afecta o presente, mesmo sem nós nos apercebermos disso”
Francine Shapiro
O Eye Movement Desensitization and Reprocessing (EMDR) quer dizer Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento Ocular. Trata-se de um método de dessensibilização e reprocessamento de experiências emocionalmente traumáticas por meio de estimulação bilateral do cérebro, a qual promove a comunicação entre os dois hemisférios cerebrais.
Foi criada por Francine Shapiro como abordagem psicoterapêutica originariamente concebida para aliviar o mau estar e a perturbação associada a memórias traumáticas, dirigida a clientes que desenvolveram sintomas psiquiátricos como resultado de eventos traumáticos.
O processamento natural da informação é reposto e assim após a aplicação de EMDR, a percepção psicosensorial já não se manifesta como antes quando o acontecimento traumático é trazido à mente. As memórias ainda são recordadas mas o efeito perturbador desaparece. O EMDR recria o que acontece naturalmente durante o sonho ou o sono na fase REM (Rapid Eye Movement) e pode ser encarado como uma terapia de base fisiológica, que ajuda a pessoa a encarar e viver os traumas de uma forma nova e sem os efeitos perturbadores.
É um poderoso método psicoterapêutico, eficiente no tratamento de experiências perturbadoras incorporando diversos aspetos de terapias sistémicas, psicodinâmicas, experienciais, comportamentais e corporais. Um número substancial de estudos científicos já provou a eficácia do EMDR. Os resultados destes estudos indicam que o EMDR é muito eficiente, e que os resultados são duradouros a longo prazo.
FONTE: Associação de EMDR-Portugal.